Softwares | Jogos | Jogos online | Serviços online | Sair  
  Pesquisar no MeusDownloads
Olá, você não está logado ( efetue login ou cadastre-se )  
 Pesquisar

Pesquisar



World of Warcraft Burning Crusade

Voltar Voltar à página anterior  |  Informações sobre o World of Warcraft Burning Crusade


Artigo    Artigo

World of Warcraft (WOW): Qual classe escolher?

por: Francisco R. em 31/10/2007 09:21, 3426 visualizações

Muito mais difícil do que escolher a raça (human, gnome, Night elf etc.) ou a facção (Horde ou Alliance), é escolher a classe em qual jogar. Você só vai saber mesmo qual ou em quais classes investir seu tempo depois de experimentar todas. Fizemos então um breve resumo das principais características, vantagens e desvantagens de cada classe.

Para dar um pouco de credibilidade ao artigo, informo que tenho um Hunter lvl 61 e jogadores de todas as outras classes, entre o lvl 20 e 40. Já experimentei um bocado cada classe e acredito que posso tirar algumas de suas principais dúvidas sobre elas.

Primeiramente vou falar de alguns termos que serão usados com frequência nesse artigo: PVP e PVE. PVP é quando você luta contra outro jogador. Isso acontece em duelos, arenas e nas battlegrounds do jogo. PVE é quando você luta contra as criaturas presentes no jogo, nas diversas localidades por onde andar. Outro termo usado é o DPS, que é a relação entre tempo e dano causado. Um jogador que possui alto DPS, significa que consegue causar grande dano em seus inimigos em curto espaço de tempo.

MAGE:

Prós: Mágicos são divertidos de jogar. Os efeitos das magias são interessantes, bonitos. Os mágicos são provavelmente a classe que consegue matar mais rápido os inimigos. Possui bons recursos para fugir de brigas que não podem ganhar. Possuem as melhores magias para fazer ataques em massa. São fáceis de subir de nível. Produzem sua própria comida e mana. Criam portais, que são muito úteis para se locomover pelo mapa, para as principais capitais.

Contras: Apesar de serem muito fortes enquanto estão soltando suas magias ofensivas, dependem totalmente do mana. O mana dos magos acaba muito rápido, o que o obriga a sentar para se alimentar a cada 3 ou 4 inimigos mortos. Isso é um saco. Você passa praticamente o mesmo tempo parado, se alimentando para recuperar o mana, em relação ao tempo que você passa caçando. São péssimos para matar criaturas de elite, pois normalmente o mana acaba antes de você conseguir matá-la, ou seja, depois disso você morre.

Duelos e PVP: São relativamente bons em lutas contra outros jogadores, exceto contra Druids, que normalmente ganham facilmente, mesmo em níveis mais baixos. Os mágicos tendem a se manter afastados das lutas, soltando suas magias agressivas. Possuem desvantagens contra classes de combate corpo-a-corpo, como warriors e rogues, pois são muito frágeis nesse tipo de combate. No geral, podem ser considerados apenas razoáveis em PVP. Em confrontos diretos, onde o inimigo decide atacá-lo diretamente, normalmente perdem o combate.

Avaliação particular: É interessante jogar com mages. Um pouco decepcionante apenas quando você vai lutar contra criaturas de elite. Também é um saco o tempo que se gasta para recuperar o mana, mas se você matar mais devagar as criaturas, usando menos magias para economizar, dá para perder menos tempo com isso.

PRIESTS:
Prós: O foco dos priests é em magias de recuperação de “life”. São a classe mais procurada para formar grupos de caça em raids e quests. Normalmente concentram-se em recuperar o life das classes de combate corpo-a-corpo como Warriors, Paladins e Druids. Podem se especializar para se tornarem Shadow Priests, que possuem bom DPS (poder de ataque). Em lvls (nível de desenvolvimento) mais altos, Shadow priests vão se tornando cada vez melhores, tanto em PVP como em PVE.

Contras: Até o lvl 40, é um saco jogar com priests. Possuem baixo DPS, ou seja, você demora muito para matar os inimigos. São piores ainda em PVP. Não possuem uma grande variedade de magias ou ataques, o que torna meio monótono jogar com um priest.

Duelos e PVP: Até o lvl 40, dificilmente irão ganhar um duelo contra outra classe. Depois disso, um Shadow priest pode ser um bom jogador em PVP, se for habilidoso. Normalmente são o primeiro alvo dos inimigos, que matam logo os priests para evitar que eles recuperem o life dos outros jogadores durante o combate.

Avaliação particular: Se você gosta de se sociabilizar e ajudar os outros, priests são excelentes, pois você será o queridinho da turma, especialmente se for especializados em magias de recuperação de life. Shadow priests são bons de briga, mas têm desvantagens em relação a algumas outras classes.

WARLOCKS

Prós: É considerada uma das classes mais divertidas para se jogar. Bom em PVP e excelente em PVE. Os Warlocks possuem magias muito poderosas, práticas e divertidas. Um dos trunfos dessa classe são as magias de ataque por tempo. Ao ser atingido por determinadas magias, os inimigos começam a definhar, perdendo life a cada poucos segundos. Em lvls mais altos, um warlock pode lançar um conjunto de magias em um inimigo e depois correr do combate, bastando esperar o inimigo definhar até morrer. Warlocks possuem também Demons, que são criaturas fortes, controladas por eles, que servem para ajudá-los nos combates.

Contras: Parecem feitos de isopor. Tocou, morreu. Chegar perto de um warlock pode ser difícil, mas uma vez que um inimigo cola nele para combate corpo-a-corpo… São muito frágeis, não possuem escudos mágicos como priests e mages. Podem sacrificar o seu demon para criar um escudo temporário, mas normalmente isso não é tão prático. São letais em PVP, desde que consigam manter distância de seus inimigos.

Duelos e PVP: São muito bons em duelos e muito bons em PVP. Normalmente levam uma certa desvantagem contra hunters, a não ser que ataque por trás ou de uma posição que o hunter não o consiga ver em um início de combate.

Avaliação particular: Uma classe muito divertida de jogar, que vai ficando cada vez mais forte e versátil na medida em que você aumenta de lvl. Possui ótimo DPS.

HUNTERS

Prós: Considerada ao lado dos warlocks (mas com algumas vantagens), a melhor classe para jogar solo. Capaz de matar criaturas até 5 ou 6 lvls mais alto em PVE. Mata criaturas de elite até 2 ou 3 lvls mais alto, sozinho, coisa que nenhuma outra classe pode fazer. Excelente para se livrar ou administrar combates difíceis, onde 2 ou mais criaturas lhe atacam ao mesmo tempo. Razoávelmente bom em combate corpo-a-corpo. Especialista em combate à distância. Pode caçar sem parar para se alimentar ou recuperar mana. Provavelmente é a classe que consegue matar mais inimigos em um menor tempo, por isso é considerada uma das classes mais fáceis de subir de nível. Podem “domesticar” criaturas do tipo “beasts”, que se tornam seus animais de combate. Os animais de combate dos Hunters são muito temidos e úteis.

Contras: São letais à distância, mas sua vantagem de combate diminui bastante quando o inimigo cola para combate corpo-a-corpo. Apesar de poderem manter um bom nível de DPS à distância durante uma grande quantidade de tempo, não são tão bons quanto mages e warlocks, apesar de que o mana desses acabarão e o Hunter ainda estará causando dano durante horas (parece a pilha duracel).

Duelos e PVP: Especializando-se em “Beast Mastering”, que foca em dar poder para o animal de combate, um hunter é praticamente imbatível em duelos e combates PVP em geral, especialmente a cada 2 minutos, que é o tempo de recarga do Bestial Wrath, um recurso que torna o animal de combate e o próprio Hunter mais fortes durante 18 segundos, tempo normalmente suficiente para você aniquilar seu oponente. Olha só como é emocionante a descrição desse poder, traduzindo:

“Quando estiver sob esse efeito, seu animal de combate causa 50% a mais de dano (e o hunter, 10% a mais). Vocês não sentirão pena, remorço nem medo. Não há como pará-los a não ser que sejam mortos.“

Deu para sentir que o negócio aí é pesado não é?  

Análise particular: Hunter foi a classe que eu decidi investir mais. Provavelmente é a classe que possui mais jogadores e com os níveis mais altos. Minhas opiniões são um tanto quanto suspeitas, pois foi a classe com a qual me identifiquei mais. Hunters fazem coisas que outras classes nem sonham em fazer em PVE e são muito bons em PVP. Para não ficar só elogiando, até porque não seria justo, Tauren Shamans também são muito fortes em PVP. Undead Shadow priests também. Warriors também são um desafio para os hunters. Agora… Especialmente se você inicia o combate, normalmente todo mundo vira papa.

WARRIORS

Prós: Guerreiro especializado no combate corpo a corpo. Pode usar armaduras em plate, que o permitem ser bastante resistentes e duráveis nos combates. Possuem uma boa relação de DPS (dano por tempo), talvez um pouco inferior a de um rogue ou mage, apenas. Bruto, resolve as lutas no combate direto, onde normalmente é letal. É talvez a classe que mais ganha vantagens sobre as outras se estiver bem equipada. Um Warrior com uma armadura épica é praticamente invencível em combate.

Contras: Não possui recursos para recuperar o life (HP) durante um combate. Isso limita a capacidade de ação de um Warrior, especialmente quando luta com múltiplos alvos. O Warrior é uma das classes de combate mais eficientes, se houver um outro jogador responsável por recuperar seu life durante a batalha (priest ou druid de preferência). Depende muito do equipamento que usa, o que pode ser muito caro. Um warrior mal equipado leva desvantagens para outras classes, mesmo se também estiverem mal equipadas.

Duelos e PVP: Dificilmente você verá um warrior no topo das listas de combate PVP. São, porém, muito eficientes e perigosos. Possuem dificuldades para ganhar lutas contra  shamans (especializados em elemental) e warlocks, mas normalmente aniquilam jogadores de outras classes, mesmo se o combate não for iniciado por sua ação.

Análise particular: Não tenho muito conhecimento sobre essa classe, mas acho divertido jogar com ela. Percebi que estando com bons equipamentos, é possível ser bastante eficiente tanto em PVE como em PVP. Warriors especializados em Fury ou Arms têm DPS muito bom e são muito resistentes em combate.

PALADINS (também chamados de “Bubles” hahahah)

Prós: Apenas paladins e warriors podem usar armadura do tipo plate, que são as melhores do jogo. Os paladins também focam em combate corpo-a-corpo, mas possuem a vantagem de ter magias para recuperar life durante o combate ou fora dele, tanto o seu como de seus aliados. Podem usar armas de duas mãos, o que aumenta seu DPS significativamente. A cada curto intervalo de tempo podem ficar imunes a qualquer tipo de ataque durante tempo suficiente para poderem recuperar todo o seu life ou então escapar de combates difíceis. Um paladin normalmente é o último a cair em combate.

Contras: Não têm DPS tão bom quanto rogues e warriors. Isso significa que demoram mais para matar as criaturas e consequentemente, para subir de lvl.

Duelos e PVP: Paladins são verdadeiros cascas-grossas. Dificilmente alguém vai encará-lo sozinho. Em compensação, um paladin normalmente também demora muito para matar suas vítimas, o que muitas vezes permite que elas consigam escapar. Como tem dificuldade de matar por possuir baixo DPS, dificilmente um paladin aparece no topo das listas de PVP, apesar de normalmente morrerem pouco e darem um bom apoio para os aliados especializados em ataque à distância.

Análise particular: É uma classe interessante para se jogar. O fato de ser resistente em combates e poder usar armaduras do tipo plate são fatores muito relevantes. O ponto fraco está realmente na eficiência de combate. Demora muito para matar suas vítimas. Sua grande resistência muitas vezes não compensa quando luta com classes capazes de matar mais rápido.

ROGUES

Prós: É a classe mais letal em combate corpo-a-corpo. Altíssimo DPS. Possuem também muitos recursos para fugir de combates difíceis, o que é útil tanto em PVP como em PVE. Podem ficar invisíveis e possuem habilidades para abrir portas e caixas lacradas, sendo muito procurados para ajudar outras classes por conta disso. Seu trunfo está em surpreender a vítima, iniciando o combate. Matam muito rápido suas vítimas. São o terror de classes que não possuem boa armadura, como mages, warlocks, druids e priests.

Contras: Só podem usar armadura do tipo Leather, a segunda mais fraca do jogo, sendo superada por armaduras dos tipos mail (usadas por shamans e hunters) e plate (usadas por warriors e paladins). Em lvls mais baixos, com bons equipamentos, parecem ser uma classe fantástica, mas após o lvl 45, você percebe uma clara desvantagem em relação a algumas classes em combates PVP, especialmente shamans, paladins, hunters e warriors. Um rogue precisa ser muito habilidoso e se movimentar de uma forma muito espetacular para conseguir vantagem em um combate. Tanto esforço assim cansa bastante.

Análise particular: É divertido jogar com um rogue. Em lvls muito altos, eles ganham habilidades muito interessantes para fugir quando não podem vencer os combates. Fiquei um pouco decepcionado com rogues porque tenho um Hunter que é o terror contra eles. Ganho de rogues normalmente até quando eles iniciam o combate me atacando por trás. Rogues não conseguem fugir de Hunters porque hunteres podem soltar uma magia que identifica criaturas invisíveis… Também vejo rogues levando grande desvantagem ao lutar contra Paladins. Por conta disso, dentre outras pequenas coisas, por enquanto, não considero rogues uma boa opção, apesar de já ter visto jogadores excelentes com essa classe.

SHAMANS

Prós: É considerada uma das classes mais versáteis. São bastante eficientes tanto em combate direto (corpo-a-corpo), como em combate à distância. Podem recuperar seu life durante o combate ou após ele. Possuem magias fortes de ataque. Usam elementos chamados Totems para lhe auxiliarem com recursos de ataque ou defesa durante o combate.

Contras: Nem são tão fortes em combate corpo-a-corpo quanto rogues e warriors nem são tão fortes em combate à distância como mages e hunters. É preciso usar a cabeça para levar vantagem usando o equilíbrio no combate. Normalmente precisam entrar em combate corpo-a-corpo. Apesar de poderem usar armadura do tipo mail, ela não protege o suficiente; o shaman precisa matar sua vítima rapidamente, antes que seja morto.

Duelos e PVP: No lvl 49, eles são o terror do PVP, especialmente os Tauren Shamans, da facção Horde. Em níveis mais altos, no entanto ou em níveis abaixo de 40, já não levam tanta vantagem assim, mas continuam sendo eficientes, tanto dando suporte como atuando diretamente nos combates.

Análise particular: Ao ver a eficiência dos Shamans em PVP, quando chegam ao lvl 49, fiquei assustado. A vantagem é muito clara em relação a todas as outras classes. Quando cheguei ao lvl 59, no entanto, percebi que o rendimento dos shamans caem bastante nesse patamar, e o mesmo verifiquei em arenas entre lvl 60 e 69. Eles são bons, mas Hunters, mages, warlocks e rogues costumam encabeçar as listas de combates PVP.

DRUIDS

Prós: Muito divertidos, se transformam em animais de combate, que simulam características de warriors e rogues. Na forma natural, possuem características semelhantes aos mages, apesar de não poderem usar varinhas mágicas. Combinando as características versáteis, podem se adaptar a diversos tipos de combate. São resistentes e possuem bom DPS.

Contras: Apesar de simularem as características de várias outras classes, não conseguem se especializar em nenhuma.

Duelos e PVP: São o terror dos mages. Só. Normalmente levam desvantagem contra as outras classes, a não ser que iniciem o combate.

Análise particular: São divertidos e versáteis. Como gosto muito de eficiência em PVP, me desiludi um pouco com os Druids. Dizem que Druids lvl 70 são fortíssimos. Leva muito tempo até chegar ao lvl 70, prefiro classes que atingem boa eficiência de combate antes. Você pode então considerar os druids um investimento de longo prazo. Como tenho um hunter lvl 61, luto em arenas PVP com lvls até 69. Apesar de ver uma melhoria na classificação dos Druids em relação aos lvls anteriores, não vi nada tão espetacular até então.

O que você achou?     (354 votos)

Comente sobre este texto FECHAR
Nome:

 

Quero receber notificações sobre comentários efetuados a este texto durante:

 

Comentários  -  Ver todos

Ordenar por:
Por Guian, 15/11/2007 11:02:24 Nota dada ao texto: 100% Replicar 
Muito bom o texto, bem explicativo e detalhado. Me ajudou a escolher minha classe Warrior. vlws

Esse comentário foi interessante? SIM (25 / 69,44%)   NÃO (11 / 30,56%)
Replica feita por Henrique Volpati, 05/12/2007 15:33:47
Esse texto tem suas partes boas sim, porém tem falhas de quem apenas vê a superficie de cada classe. Levando em consideração que quem joga conhece bem a sua classe e sabe como usa-la, a maioria dos seus contras está um pouco errada, pois você não leva em consideração as skills do personagem, e só se é usuário de cloth, ou lether etc. Se tem muita defesa ou não. Lá vai. Mages, ao contrário do que você escreveu, é um FDP no PVP, se você pegar um jogador com uma boa habilidade na classe ela fica quase invencível contra qualquer outra classe (Tirando os locks). Por exemplo: um rogue tem que possuir um dps altíssimo para matar um mage do mesmo nível, pois precisa acabar com o mage em sua primeira investida, usando cloack of shadow e todas suas skills pra stun.... caso não consiga... amigo, um abraço, o mage vai se teleportar... vai te transformar em sheep... e vc vai tomar duas fireblasts na cabeça.... o que significa 10k de dano (num mage lvl 70) o rogue tá morto. Com os warriors e hunters são a mesma coisa, pois eles não levam vantagem sobre o mago em sua defesa, pois magias não têm seu dano reduzido pela armor, e sim pela resistência a tal magia. Hunters, que você tanto elogiou, é uma das classes mais fáceis de se matar em pvp. Eles normalmente estão entre os tops no PVP, pois conseguem dar muito dano longe da batalha. Você poderia me falar que eu não conseguiria matar seu hunter com meu warrior. Será mesmo? Você pode me deixar lento pra me atacar de longe, mais eu mudo na mesma hora para a berseker instance e chegaria em você com intercep, te dando um stun de 3 segundos. Imagina sory, com 3 segundos, te batendo que nem um animal? Mais de meia vida sua já foi pro saco e todo o dano que você me dá é infinitamente reduzido pela minha armor. Ai você vai me falar que vai sair correndo e que seu pat vai ficar me atacando. Warrior tem intimidating shoot, que dá fear em você e no seu pet... tem percing howl, que te deixa dazed... é uma skill sem delay e instant, ou seja, você nunca fugiria de mim... fora hammer string e instercept que pode ser ativado de 10 em 10 segundos!!! Amigão, tente levar em consideração as skills.
Replica feita por Francisco R., 11/12/2007 09:38:43
Henrique, achei seus comentários ótimos. Atualmente tenho um Hunter (Dwarf) lvl 66, especializado em Beast Mastery (tenho também jogadores de todas as outras classes, em níveis menores). Realmente reconheço que subestimei os bons mages. Tenho jogado bastante em BGs e tenho visto mages tanto Fire como Frost, muito bons. Resistentes e poderosos. Druids e WarLocks, no entanto, continuam sendo um grande desafio para eles. Rogues... Cara, rogues contra BM hunters, chega faz pena. Já cheguei a ganhar de dois ao mesmo tempo, um lvl 66 e outro lvl 69... Nem quando eles fazem emboscada comigo conseguem me matar. Warriors, confirmo o que eu falei: Se não tiverem o melhor dos melhores equipamentos e as melhores armas, são fracos. Você falou em dar fear em hunter e no pet. BM Hunters entram em rage junto com seus pets e não são parados, nem com stun nem com nada. Mail não é como Plate, mas aguenta bem o tranco e mesmo em melee um Hunter não deve ser subestimado. A cada contato, um hunter pode atingir você com um wing clip e deixá-lo 50% mais lento. Fora isso, temos concursive shot, traps e outros vários recursos para manter qualquer um lento e fora de combate enquanto atiramos saltitantes à distância... hehehe. Todas as classes, na mão de pessoas habilidosas, fazem bem seu trabalho e podem ser bons em PVP. Muitas vezes encontro nas batlegrounds Warriors, Shamans, Druids, Priests, Mages, warlocks, paladins, enfim, jogadores de todas as classes que são um grande desafio para mim e para todos os outros que os enfrenta. Menos rogues... cara, rogues não encaram Paladins, Warriors nem BM hunters sozinhos. Desculpe magoar os rogues que estão lendo e acham que podem ser imbatíveis em combates solo... Não dá... Dando suporte em combates, no entanto, são fantásticos. São o elemento surpresa ideal.
Por Gustavo, 07/12/2007 20:30:43 Nota dada ao texto: 80% Replicar 
Sobre o hunter: você falou que ele é muito eficiente principalmente pelo pet. Mas não falou sobre se especializar com o "range atack" e manter o monstro/personagem longe. Eu já comecei o meu hunter me especilizando nessas coisas("range atack" e manter o monstro/personagem longe), o hunter seria uma boa opção para PVP, principalmente?

Esse comentário foi interessante? SIM (14 / 82,35%)   NÃO (3 / 17,65%)
Replica feita por Francisco R., 11/12/2007 09:52:40
Gustavo. Hunter + PVP = Beast mastery Hunter. É por causa de hunters que se especializam em Marksmanship que chegam uns Warriors e rogues com um bocão, dizendo que matam fácil um Hunter. Enquanto estão à distância, você causa mais dano do que em outras especializações de talento, mas quando um rogue ou warrior cola em você, já era... Fim de jogo. Já um BM Hunter tem recursos para não ser parado e recuperar distância do inimigo e aumentam muito suas chances de sair vitorioso do combate. Hunters não são bons apenas em PVP, são excelentes, provavelmente a melhor classe para jogar solo. Quais são as vantagens? Não precisam de tempo para se recuperar entre um combate e outro, ou seja, mata mais criaturas em menos tempo do que qualquer outra classe, ganhando mais experiência; Matam criaturas de lvl mais alto com muita facilidade. Meu hunter é lvl 66. Consigo matar 3 humanoids entre lvl 68-69 ao mesmo tempo sem suar muito. Mato elites 1 ou 2 níveis mais altos do que meu jogador. Nenhuma outra classe consegue fazer isso. Hunters mapeiam as criaturas no mapa como um radar. Fica fácil localizar mais criaturas e ter um melhor aproveitamento nas caçadas. Hunters também são sobreviventes excepcionais, conseguem sair de combates difíceis ou perdidos de forma bastante eficiente. Uma das poucas desvantagens do hunter, é que acho um pouco entediante, às vezes... Acho que jogar com um Druid ou um Shaman, por exemplo, é mais divertido. Veja, esse negócio do Beast mastery é minha opinião, pela minha experiência. Já vi bons jogadores especializados em Marksmanship.
Por Kelson da Silva e Souza, 10/01/2008 15:07:24 Nota dada ao texto: 80% Replicar 
Bem interessante! E uma boa ajuda! Tenho um Shaman 70 e sei bem que você nem está bem informado sobre eles ;) mas ok! (Y)

Esse comentário foi interessante? SIM (11 / 64,71%)   NÃO (6 / 35,29%)
Replica feita por Luis, 13/05/2008 15:31:09
Se é pra levar em conta as skil's, mago nunca vai ter vantagem contra um warrer. Só se tirarem dele uma skill, que você deve conhecer bem, que se chama ReFlEt. Muito boa, ela faz jus ao seu nome. Pro mago ganhar do meu warrer, ixi, tá maus pra ele.
Replica feita por Luis, 13/05/2008 15:43:29
Já vi muito jogador com equipes ruins ganhar de caras com ítens bons, como por exemplo um cara do servidor que eu jogo, que tem seu nick de skuneer. O cara é tão habilidoso que ganhou de um shaman com vários ítens de bt, e ele só com ítens de zul. O cara tem é que usar suas fraquesas e transformá-las em armadilhas contra seu inimigo. As vezes, um cara com ítens para warrer muito melhores que os dele poderia pra aquele shaman, porque as vezes não seria habilidoso ou até mesmo inteligente pra usar suas skills na hora certa. Toda raça tem sua vantagem e suas desvantagens, mas quem faz o personagem é o jogador. Essa é minha opinião. ^^

 

MeusDownloads © 2008 - www.meusdownloads.com.br
Voltar para MeusDownloads | Fale conosco | Cadastre-se | Sair

contador, formmail cgi, recursos de e-mail gratis para web site
contador, formmail cgi, recursos de e-mail gratis para web site