Anuncie  |  FÓRUM  |  inclua seu software  |  meu espaço  | fale conosco  
Pesquisar
Como pesquisar
Home > Artigos > Proteja-se
Voltar à página principal do MeusDownloads
Artigo:
Aprenda a compactar e descompactar arquivos
por: Equipe MeusDownloads
Saber compactar e descompactar arquivos é um dos recursos essenciais para qualquer usuário de computador. Este tutorial explicará como funciona, para que serve e como usar este recurso.
 
1- Como funciona

Todos os arquivos que estão gravados em seu computador ocupam um determinado espaço. Quando você compacta um arquivo, o que ocorre é o seguinte:
 
- Você informa ao software de compactação qual o arquivo será compactado. - O software de compactação cria então um arquivo final contendo uma cópia do arquivo informado, compactado.
 
Ou seja, quando você compacta um arquivo, na verdade o arquivo original permanecerá intacto, com o mesmo tamanho. Um outro arquivo (arquivo final compactado) será criado, que irá conter dentro o arquivo compactado. Um arquivo compactado pode ter um tamanho muitas vezes menor do que o arquivo original.

No final, você terá gravado em seu computador o arquivo original (exemplo.txt) e um arquivo compactado que o contém (arquivoFinal.zip). Você não poderá visualizar o conteúdo do arquivo compactado da mesma forma que o arquivo original. O arquivo compactado é uma espécie de caixa, que contém o arquivo original compactado dentro.

Você pode descompactar o arquivo que você compactou. O que ocorre é o seguinte:
 
- Você informa ao software de compactação qual o arquivo compactado que será descompactado. - O software de compactação irá abrir o arquivo compactado (arquivoFinal.zip) e irá salvar uma cópia descompactada do arquivo que está dentro dele no local que você escolher.
 
Dentro de um único arquivo compactado, você pode inserir vários arquivos:
 
- Você informa ao software de compactação quais os arquivos que serão compactados. - O software de compactação cria então um arquivo final contendo uma cópia dos arquivos informados, compactados.
 
2- Para que serve?


A compactação de arquivo não serve apenas para diminuir o tamanho deles:

1- A maioria dos programas de compactação pemitem que você defina uma senha para um arquivo compactado. Com isso, somente de posse da senha será possível descompactar os arquivos. Isto serve para você proteger arquivos confidenciais em seu computador;

2- Já que vários arquivos podem ser compactados dentro de um único arquivo, isso torna-se uma ótima forma de organizar os seus arquivos, fazer backups etc.

3- Quando você quiser, por exemplo, enviar algumas fotos ou vários arquivos por e-mail, você pode enviar anexo para o destinatário um único arquivo compactado contendo tudo o que você quiser. Além disso ser interessante para que o e-mail não fique muito grande, tornará as coisas mais fáceis tanto para você como para o seu destinatário.

 
3- Como usar este recurso (Exemplos)

Neste tutorial, vamos utilizar um software chamado Winzip. O Winzip é indiscutivelmente o software mais conhecido deste gênero. Existem muitas outras opções de softwares deste tipo: opções gratuitas, com mais recursos, em português etc. A maior parte destes softwares, porém, se inspiraram nas funcionalidades do Winzip, sendo assim, aprendendo a usar o Winzip você será capaz de usar praticamente todos os outros.
 
Para compactar:
No nosso primeiro exemplo, vamos compactar um grupo de arquivos. Veja a seguir o passo-a-passo:
 
1- Abra o Windows Explorer (gerenciador de arquivos)
     
2- Localize e selecione um ou mais arquivos e clique com o botão direito do mouse. Um menu irá aparecer. Selecione a opção conforme a figura ao lado.

OBS: Para selecionar mais de um arquivo, pressione a tecla CTRL ou SHIFT e clique nos arquivos desejados.
 
     
3- Clique no botão indicado na figura ao lado.  
     
4- Na janela que se abre, você deve digitar no campo "Add to archive" (1) o local e nome do arquivo final compactado que será criado. Você pode clicar no botão Open (2) para escolher mais facilmente o local onde o arquivo compactado será criado. Após definir o local e nome do arquivo, clique no botão Add (3)  
     
5- Pronto! Os arquivos selecionados foram compactados dentro do arquivo final que você definiu.  
 
Para descompactar:
Neste exemplo, vamos descompactar um arquivo compactado:
 
1- Abra o Windows Explorer (gerenciador de arquivos)
     
2- Localize e selecione o arquivo compactado que você deseja descompactar. Clique com o botão direito do mouse e escolha a opção "Extract to folder", conforme a figura ao lado.  
     
3- Pronto! Uma pasta será criada conforme indicada na oção escolhida de descompactação, contendo os arquivos descompactados nela.  


MeusDownloads © 2008 - www.meusdownloads.com.br
inclua seu software | fórum | fale conosco | privacidade | meu espaço
contador, formmail cgi, recursos de e-mail gratis para web site